14Sep

TCC e Monografias

A principal finalidade de um trabalho científico (TCC, Monografias, Teses, Dissertações etc.) é comunicar o processo desenvolvido e obter resultados em uma investigação direcionada a um leitor ou público-alvo específico, dependendo dos objetivos que foram propostos. CLIQUE AQUI PARA FAZER O PEDIDO DE SUA ESCRITA.

Os principais tipos de trabalhos científicos são: artigos sintéticos para publicação em alguma monografia de periódico para conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, dissertação para obtenção de título ou tese de mestrado se o objetivo for obter o título.

Todo trabalho científico deve obedecer às regras internacionais impostas para sua apresentação. Eles devem ser originais e contribuir não apenas para ampliações de conhecimento ou compreensão de determinados problemas, mas também para servir de modelo ou oferecer subsídio para outros trabalhos. Elas podem ser realizadas de acordo com fontes de informação primárias ou secundárias e elaboradas de diversas formas, de acordo com os métodos e objetivos propostos.

A estrutura geral que compõe um trabalho científico é constituída por elementos obrigatórios exigidos por normas internacionais, bem como elementos opcionais, independente do tipo de trabalho que se realizou monografia, dissertação ou tese. Os principais elementos que constituem a estrutura de um trabalho científico são: elementos essenciais para a identificação do trabalho (elementos pré-texto), o texto onde o conteúdo é apresentado e desenvolvido (elementos de texto) e a parte final do trabalho (elementos pós-texto). onde as referências, anexos e apêndice são colocados.

O texto do trabalho, onde o conteúdo é apresentado e desenvolvido, tem como elementos o objetivo e a conclusão do trabalho. O objetivo é um propósito de uma análise, estudo e pesquisa com a finalidade de explicita-lo. Deve-se delimitar a pretensão de alcance da investigação, cujos aspectos devem ser analisados, servindo assim como complemento à determinação de problemas, onde pode ser apresentado como objetivo geral (visão geral do sujeito ou tema central que serve de fio condutor), ou como objetivo específico (expõe de forma restrita e inclui estágios intermediários). A conclusão é o ponto final da pesquisa, aonde vão as etapas da análise.

As conclusões e descobertas do autor devem ser apresentadas de forma lógica, clara e concisa, apoiada nos resultados e discussão, reafirmando de forma resumida a ideia principal e outros aspectos importantes do texto, respondendo à pergunta e aos objetivos do trabalho. Os autores consultados definem e mostram a importância objetiva e conclusiva como parte integrante de elementos essenciais para o desenvolvimento de um trabalho científico, mas nenhum desses autores elucida quantos objetivos e conclusões trabalho científico deve apresentar.

Comentários

Postar seu comentário
Nome*
O email*
Comente*
Verificação*