13Sep

TCC e monografias prontas: Clima Organizacional

CLIMA ORGANIZACIONAL:
O COMPORTAMENTO DOS COLABORADORES

/Clique aqui para fazer um pedido de escrita no site. 

RESUMO

Há muito tempo está claro que o comportamento é uma função tanto das características de uma pessoa quanto da natureza de seu ambiente. Importantes características ambientais em atmosferas de trabalho às vezes foram reunidas sob o título geral de "clima”, geralmente medido através das percepções dos indivíduos sobre as políticas e práticas de sua organização. A produtividade subsequente de uma empresa pode ser influenciada pelo nível de aspectos do seu clima organizacional? Embora a maioria tenha encontrado algumas dimensões do clima organizacional associadas ao comprometimento, diferentes aspectos climáticos surgiram como importantes em diferentes estudos. Além disso, a interpretação causal das relações observadas tem sido dificultada por uma dependência frequente em projetos de pesquisa transversal, obtendo medidas de desempenho para o período imediatamente anterior à avaliação do clima. O objetivo do estudo é identificar a co-relação e influência do clima organizacional ao comprometimento dos funcionários. Hipoteticamente, o clima organizacional influencia a produtividade organizacional (a forma de desempenho considerada) por meio de "estados cognitivos e afetivos” e "comportamentos organizacionais salientes”. O estudo é descritivo e qualitativo. O estudo revelou que as dimensões do clima organizacional tiveram maior influência no comprometimento organizacional do que o clima organizacional como um todo.

Palavras-chave: Comprometimento. Clima Organizacional. Empregado. 



1 INTRODUÇÃO

Há muito tempo está claro que o comportamento é uma função tanto das características de uma pessoa quanto da natureza de seu ambiente. Importantes características ambientais em atmosferas de trabalho às vezes foram reunidas sob o título geral de "clima”, geralmente medido através das percepções dos indivíduos sobre as políticas e práticas de sua organização (ASHKENASY et al, 2010). Pesquisas associadas investigaram percepções de "cultura”, às vezes tomando medidas da cultura percebida através de questionários similares àqueles aplicados em estudos climáticos (PAYNE, 2010). 
As medidas de clima procuram representar as experiências dos funcionários em importantes valores e processos organizacionais e, portanto, têm sido frequentemente consideradas como possíveis indicadores do comprometimento organizacional. Quatro tipos de comprometimento podem ser sugeridos: econômico (produtividade, lucratividade, etc.), tecnológico (desenvolvimento de novos produtos, etc.), comercial (participação de mercado, um nicho específico, etc.) e social (efeitos sobre clientes, fornecedores e o público em geral) (BARTRAM et al, 2002). A maioria das pesquisas na área examinou aspectos econômicos do comprometimento organizacional, e essa abordagem será adotada.
Dentro deste contexto, a produtividade subsequente de uma empresa pode ser influenciada pelo nível de aspectos do seu clima organizacional? Os pesquisadores Wilderom (et al., 2012) localizaram e resumiram 10 estudos relevantes. Eles relataram que, embora a maioria tenha encontrado algumas dimensões do clima organizacional associadas ao comprometimento, diferentes aspectos climáticos surgiram como importantes em diferentes estudos. Além disso, a interpretação causal das relações observadas tem sido dificultada por uma dependência frequente em projetos de pesquisa transversal, obtendo medidas de desempenho para o período imediatamente anterior à avaliação do clima. Em vez disso, é desejável examinar o clima em um ponto no tempo como um possível preditor de desempenho em um período subsequente.
O objetivo do estudo é identificar a co-relação e influência do clima organizacional ao comprometimento dos funcionários. Tendo como objetivos específicos: Descrever conceitos e definições a respeito do tema; analisar os relacionamentos do efeito empregado que podem atuar como um mediador entre o clima percebido e o desempenho organizacional; e analisar os dados empíricos de informações sobre clima, influência e desempenho organizacional que foram obtidas de empresas de manufatura de borracha.
Hipoteticamente, o clima organizacional influencia a produtividade organizacional (a forma de desempenho considerada) por meio de "estados cognitivos e afetivos” e "comportamentos organizacionais salientes”. A motivação para o trabalho dos funcionários e seus sentimentos de satisfação no trabalho são fatores que influenciam o comprometimento e a produtividade por meio de três tipos de comportamento: comportamentos de apego (presença e permanência na organização), comportamentos prescritos (tarefas no papel organizacional) e comportamentos de cidadania (contribuições úteis que não são obrigatórias).
Neste estudo, foi realizada uma revisão da bibliografia a respeito do tema e analisado o caso de empresas no setor de manufatura. 
 
Ver na íntegra ...

Comentários

Postar seu comentário
Nome*
O email*
Comente*
Verificação*