Passos para realizar uma pesquisa acadêmica
Uma pesquisa não é só escolher um tema. Exige a formulação de uma pergunta geral e um método de busca de respostas e exposição de argumentos.

Uma pesquisa não é só escolher um tema. Exige a formulação de uma pergunta geral e um método de busca de respostas e exposição de argumentos.
Os estudantes e profissionais sabem que realizar uma pesquisa precisa, válida e oportuna é importante para o sucesso do trabalho. Escrever os resultados no papel é um passo importante no processo.
Em alguns casos, o tema é livre. Isto significa que o objetivo do exercício é que os estudantes aprendam sobre o processo de pesquisa. Em outras situações, o tema é determinado pelo professor. Seja qual for o tema que você escolher, ele deve surgir pela curiosidade, pelo interesse no assunto pode surgir por curiosidade, interesse, ou por um problema detectado, pelo qual você sinta a necessidade de preencher uma brecha de conhecimento.
Qualquer pesquisa acadêmica nos leva a escrever um relatório. Determine com antecedência quanto tempo você tem disponível para este trabalho, e organize os seus horários para trabalhar nele.
Você precisará de tempo para encontrar as fontes da pesquisa e leitura; reunir anotações das fontes; preparar um rascunho; revisar o rascunho e incluir as citações e as fontes do material; preparar o rascunho final no formato que foi pedido.
Para a extensão da pesquisa, você deve delimitar que aspectos você quer analisar.
Esta pergunta será seu guia ao longo da leitura. Não se trata de um fato, mas sim de uma ideia ou opinião. As perguntas das pesquisas devem ser escritas de maneira que representem uma hipótese.
Isto é o centro da investigação. Com a Internet, existe muita informação útil e inútil disponível. É possível que seja solicitado um número e tipos de fontes determinados.
Comece localizando todo o material para ler: capítulos, parágrafos, seções ou qualquer coisa que possa servir para pesquisar seu tema.
Encontre informação que te ajude a responder a sua hipótese, explicá-la, descrevê-la, analisá-la, inclusive procure saber da opinião de especialistas. Forme sua própria opinião baseando-se no que lê.
Se você só ler, sublinhar ou copiar você acabará com uma pilha de informação, e terá que procurar citações específicas ou relevantes.
Esta é a hora em que você começa a escrever o que aprendeu, o que você sente sobre o tema. Primeiro, dê aos antecedentes um contexto do assunto. Depois comece a explicar, descrever, a argumentar, expressar causas e efeitos, ou analisar as partes do tema.
Quanto mais distante for o seu tema da realidade, mais difícil será encontrar informação. É por isso que quando você realiza uma investigação histórica você terá que confiar nos historiadores profissionais.
Se o tema pode ser escolhido por você tenha cuidado para que o mesmo não seja muito extenso nem gere muitas controvérsias, que tenham relação com alguma crença pessoal ou que seja tão recente que ainda não há muita informação suficiente para ser pesquisada.
As partes mais difíceis na hora de realizar uma pesquisa são: selecionar o alcance do seu tema, localizar fontes úteis, selecionar qual material incorporar ao trabalho e seguir o formato exigido pela sua Universidade.
Planeje com antecedência para completar o projeto. Não se pode escrever uma pesquisa em apenas uma semana, sem rascunhos.
É fácil procurar material na Internet, mas o difícil mesmo é determinar se é útil, relevante o necessário.
Entre os erros mais comuns em uma pesquisa estão o plágio e não citar a fonte do material utilizado. Os seus pensamentos próprios são seus, mas o conhecimento comum não se cita. As citações ou fragmentos de algum estudo sim devem ter as suas fontes mencionadas.