26Jan
A EXCLUSÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA
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- Educação no Mundo
- AutorÍris Maria De Oliveira Formiga
Tendo em vista, ainda, que o direito à educação para todos, consagrado na Constituição,
historicamente não tem garantido equidade nem a qualidade do ensino, o que temos é que o
sistema educacional brasileiro constitui um elemento reforçador da exclusão social. Exclusão
que ficou ainda mais evidente no atual cenário pandêmico e que poderá levar ao aumento do
gap entre alunos de escolas particulares e públicas no Brasil.
Em face do exposto, pergunta-se: quais as maiores dificuldades que o cenário
pedagógico atual, diante da pandemia da Covid e da suspensão de aulas presenciais, apresenta
para alunos de classes baixas e como elas podem impactar no aumento do desnível entre
estudantes de escolas particulares e públicas no Brasil, reforçando a exclusão social?
Inicialmente,cabe-se destacar que a exclusão educacional associada às diferenças de
classes é apontada por Souza (2017) já no surgimento do sistema de ensino brasileiro, que,
desde seus primórdios, tem privilegiado a formação das classes dominantes. Segundo o autor,
no Brasil colônia, o sistema educacional destinava-se quase que exclusivamente a crianças
oriundas de famílias ricas, com o objetivo de ocuparem uma função pública ou no clero. Com
a chegada da família real, foram realizadas algumas mudanças: ganhou importância a formação
superior, enquanto a tentativa de se criar um sistema de ensino público para a educação
elementar fracassou, permanecendo seu acesso restrito à elite. Daí decorre que a história da
educação pública no Brasil apresentou um surgimento invertido:primeiro criaram-se
instituições educacionais destinadas ao ensino de nível superior e somente anos depois foi dada
importância à educação infantil, até então restrita às classes capazes de investir na formação de
seus filhos (SOUZA, 2017). Assim, percebe-se que esse gap educacional existente entre as
diferentes classes vem se acumulando historicamente.
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